(In)forme-se: o podcast como uma nova forma de interpretar o mundo

Nosso papo hoje é sobre podcast. Você já ouviu falar sobre isso?

Em um mundo tomado por tantas informações, na maioria das vezes nem requisitadas, úteis ou não, verdadeiras ou não, fica difícil manter-se focado e, paradoxalmente, bem informado.

Quando falamos “bem informados”, queremos dizer, além de qualidade, de quantidade. Horas e horas gastas na frente de meios informativos, como smartphones, computadores e livros não garantem nada por si só. Vamos aproveitar o nosso precioso tempo otimizando o quê e como ver/ouvir.

Antes, precisamos nos perguntar:

  • Por quais motivos é importante estarmos atualizados?
  • Por que devemos saber o que está acontecendo ao redor do nosso preciso umbigo?

Se estamos falando em aprovação, seja em vestibulares ou a partir de uma boa nota no ENEM, é fundamental que entendamos que todas estas provas cobram a nossa capacidade de entendimento das coisas em todas as áreas do conhecimento. Não ser ingênuo é premissa básica para a aprovação. O mundo, o tempo, a história, a ciência e a humanidade não param, consequentemente, o conhecimento que será exigido de você também não para.

É importante estarmos atualizados, pois as questões que você fará foram/serão elaboradas no reflexo da vivência de suas/seus autoras/autores. Se você não acompanhar, minimamente, os feitos de seu tempo, pouca bagagem terá para compreender os feitos do ontem.

Grandes pensadores como Nietzsche e Freud nos apontaram que todos os nossos esforços partem e se voltam para o nosso próprio eu, consciente ou não. É uma força quase condicionante do ser humano. Mas neste mundo fluído de pós-verdades, nossos olhos e pequenos umbigos individuais e/ou coletivos (bolhas) nos fazem ver um mundo: o nosso mundo. É claro, não estamos dizendo que seja fácil ou possível fazê-lo diferente, unilateral, egocêntrico e “quentinho”, uma zona, talvez, segura de outras realidades não tão familiares e queridas.

Além de desenvolver a capacidade de melhor olhar para seu próprio umbigo, entendendo-o, questionando-o e melhorando-o, olhar para a vida lá fora, entendendo-a e questionando-a com mais empatia, pode ser agente direto para melhorá-la. Mas para além do nosso idealismo transformador, isso também qualificaria vocês na análise e interpretação do mundo e das questões.

Voltemos ao podcast

Segundo o site Mundo Podcast:

“O podcast é como um programa de rádio, porém, sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.”*

Vamos testar? Clique no link abaixo e ouça um recorte do Episódio 159 – “Rio Doce: da lama ao caos” do podcast Mamilos, sobre a tragédia do Rio Doce.

*Importante: ouça até o minuto 7:31 e volte para continuar lendo este texto*

Deu para ter uma ideia do que é um podcast? A genialidade dessa mídia é ser um instrumento de atualização em momentos que você, tradicionalmente, não está ou não consegue estar estudando. Quando você está caminhando, quando você está comendo, quando você está no banheiro, quando está tomando banho, quando está lavando a louça, quando você está dirigindo, quando está na academia, e assim por diante, em tantas outras oportunidades.

Existe uma infinidade de podcasts sobre infinitos temas e com diversos níveis de qualidades técnicas e informativas. Assim como tudo na vida, será necessário um olhar crítico e consciente, além de humilde e empático aos conteúdos produzidos e compartilhados a partir dessa mídia.

Além de existir a possibilidade serem ouvidos on-line, os podcasts podem ser baixados e acessados por apps como Spotify, Podcast Addict, CastBox, entre outros.

Seguem algumas recomendações, que podem ser acessadas clicando nos nomes dos podcasts abaixo:

Atualidades:

História:

Ciências:

Cinema:

Este é apenas nosso pontapé inicial para você conhecer o mundo dos podcasts. Aventure-se, desbrave e compartilhe suas novas descobertas!

 

Leandro Friedrich – Professor de Química
André Bertuzzi – Professor de História



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades