5 coisas que você precisa saber sobre a química para vestibulares e ENEM

1. Ame ou odeie, ela faz parte das suas provas!

Seja nas 25 questões da UFRGS, nas 15 questões do Enem ou, ainda, nos tantos vestibulares que faremos durante o ano, teremos de compreender a Química para conquistarmos a tão sonhada vaga.

2. Não existe milagre!

Não se engane, não dá para saber Química a ponto de acertar questões de vestibular sem antes revisar, resumir e tirar dúvidas sobre a matéria. Aquele seu colega que arrasa em cálculo não é um gênio da Ciência, simplesmente aprendeu a forma que seu estudo rende melhor. E pode ter certeza de que isso custou muitas tardes de estudo e café. Aproveite que você tem o melhor material de estudo e a oportunidade ímpar de tirar dúvidas com seu professor no atendimento ou no estudo orientado para concentrar conhecimento em 2019.

3. Não estude só o que te agrada!

Não é só por que você arrasa em Matemática que você só deve estudar Cálculo estequiométrico e soluções. Não é por que você “manja dos paranauê” nas Humanas e é o Deus dos conceitos que só deve estudar ligações, geometria e polaridade. O bom rendimento em Química está totalmente associado ao equilíbrio entre o domínio do conceito e a capacidade de equacionar (sim, estou falando de contas) os fatores que corroboram a teoria.

4. Nem só de físico-química vive o vestibulando!

A maioria de nossos alunos sempre pergunta quais são os conteúdos que ele viu na escola que mais caem no vestibular. Apesar de existirem nuances entre as universidades, devido aos diferentes editais, a resposta gira em torno de um mesmo termo: FÍSICO-QUÍMICA.  Pra quem não lembra, esse termo se refere a alguns dos arqui-inimigos dos alunos na escola: cálculo, soluções, termoquímica (aquela dos combustíveis), eletroquímica (aquela do desenho das pilhas que a gente bate cabeça há anos), entre outros…

Essa resposta faz sentido, sim, já que, de modo geral, está presente em todas as provas que resolvemos e em grande número, porém não podemos esquecer que muitas provas, como a do ENEM nos últimos dois anos, vêm aumentando o nível de complexidade de algumas questões de assuntos mais modernos como a Química do carbono e suas temidas reações orgânicas. Sendo assim, não se esqueça, na Química nada é difícil demais a ponto de ser incompreensível, tampouco fácil demais a ponto de ser ignorado!

5. A química está em todos os lugares!

Quando me dizem em aula que não compreendem a Química, a primeira coisa que penso é: olhe a sua volta! Desde quando você acorda e aquece aquele coloide com café (leia-se leite) para ir para a aula, toma seu banho e observa a água condensar no espelho devido à perda de calor, corta os alimentos para cozinhá-los mais rapidamente, até quando escova os dentes para preservar a hidroxiapatita responsável pelo seu sorriso branco,  a Química esta no seu dia a dia.

A química, além de um monte de conceitos e equações, é uma linguagem. Uma linguagem que te permite compreender situações hodiernas que para outros passam despercebidas. É um caminho que nos leva ao progresso e nos permite criar coisas que tornam nossa vida mais duradoura, bela e confortável.

Saiba que todos os professores de Química da Rede Totem estarão sempre à disposição para que você possa continuar crescendo e se aprimorando para alcançar seus sonhos!



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades